Acesso Restrito
Código:
Senha:

Recuperar senha





Pesquisa







Pesquisa
Original
Menu 10º Salão e anteriores FAQ - NFTs

O que é NFT?

NFT é a sigla em inglês para token não fungível  (NFT = non-fungible token). É um item único, ou seja, trata-se de um ativo digital único, registrado em blockchain, com códigos de identificação exclusivos e dados que o distingue de todos os outros. No mundo digital, a gente fala que os NFTs são uma forma de demonstrar propriedade sobre um ativo digital ou um ativo do mundo real representado por um token.


NFT é só para arte?

NFTs não são apenas para a arte, apesar de o grande boom ter ocorrido por conta da atratividade pelas artes digitais. Qualquer coisa pode ser um NFT: uma imagem, áudio, vídeo, um nome de domínio, ingressos para shows, álbuns de música, ativos digitais no jogo e fotografias.


Para que servem os NFTs?

Essencialmente, os NFTs funcionam como itens de colecionador, mas no formato digital. Então, em vez de ter uma pintura a óleo real pendurada na parede, o comprador de um NFT tem um certificado digital que confirma ser proprietário de uma representação da obra.


Como funcionam os NFTs?

A maioria dos NFTs faz parte do blockchain Ethereum (uma cripto moeda). Mas outros blockchains podem implementar suas próprias versões de NFTs. Um NFT é criado ou "cunhado" a partir de objetos digitais, ou seja, não são o arquivo digital em si, mas um certificado digital que representa aquele arquivo digital.


Como se cria um NFT?

O verbo que se refere à criação de um NFT é cunhar (to mint, do inglês). Cunhagem de NFT é o processo que transforma um arquivo digital em um ativo digital blockchain. É impossível modificar, excluir ou editar um ativo digital registrado na blockchain. No Brasil, já tropicalizamos o termo: uma pessoa pode mintar um NFT. Em outras palavras, é a cunhagem de um arquivo digital que o transformará em um token não fungível para que ele possa ser comprado ou vendido.


Como se vende um NFT?

Os NFTs são negociados em marketplaces (sites de venda) que funcionam como vitrines onde investidores ou colecionadores deixam seus tokens expostos para receberem ofertas de compra e vendê-los. Os mais populares são: OpenSea e Rarible. A Miintme, parceira da ABCClick, tem seu marketplace próprio: miintme.io. Existem muitos marketplaces, inclusive dentro de jogos é possível comprar e vender NFTs.


Como se compra um NFTs?

São alguns passos para o processo de compra. 

Porém, é importante explicar os dois perfis de usuário inicialmente. O primeiro perfil é do usuário que não está acostumado ou envolvido com o mundo digital. Neste caso, sem problemas, na plataforma miintme.io ele poderá comprar com cartão de crédito normalmente.

Para o usuário que já está acostumado ao mundo digital / Crypto, ou gostaria de se envolver mais, pode decidir comprar com criptomoeda. Para isso é necessário possuir criptomoedas em uma carteira digital, também chamada de wallet, que sugerimos o uso da Metamask. Para comprar criptomoedas indicamos plataformas como Coinbase, eToro, Kraken, PayPal, que permitem compra com cartão de crédito. São cobradas taxas nas transações realizadas nessas plataformas. Após ter saldo na wallet em criptomoedas, o usuário poderá retornar para a Miintme.io e procurar por sua NFT de interesse e realizar a compra. Mas não se preocupe. Temos tutoriais que ensinam como realizar todo o processo.


Como funciona a valorização de NFTs?

Os NFTs podem ganhar ou perder valor independentemente da moeda usada para comprá-lo. A singularidade e a escassez aumentam seu valor. Sendo assim, quanto mais único e raro é um NFT, mais o seu criador pode aumentar o preço para quem deseja adquirir o ativo digital.


Sobre a premiação do 10º Salão Nacional de Arte Fotográfica em NFTs 


Quem será premiado?

Os autores das obras que receberem as Medalhas de Ouro, Prata e Bronze, e as de Honra ao Mérito, terão todas as suas obras convertidas em NFTs (as que ganharam medalhas e as outras inscritas desses autores, como cortesia). Assim, o autor das obras é que ganhará destaque com a cunhagem dos NFTs de suas obras.


Quanto irei pagar se minha obra for ganhadora de medalha?

Não há custo nenhum para os autores. Todos os custos envolvidos serão assumidos no processo de venda dos NFTs.


Quanto o autor receberá pela venda do NFT de sua obra?

O autor receberá 50% do valor líquido da venda do NFT. Os outros 50% serão divididos em 25% para a plataforma (Miintme), 10% para o Fotoclube ABCclick e 15% para os custos operacionais (há previsão de uma impressão física da imagem que será enviada de brinde ao comprador).


Qual será o valor de venda do NFT da obra ganhadora?

Esse valor será definido pelo mercado ou fixado pela empresa Miintme, caso assim se estabeleça a venda. Cada obra terá seu valor, sendo que é óbvio que o valor de venda de uma obra ganhadora da Medalha de Ouro deverá ter um valor maior que a de Prata, e esta mais que a de Bronze, que serão melhor avaliadas que as medalhas de Honra ao Mérito.


O autor perde o direito autoral de sua obra?

A cunhagem em NFT não altera em nada o direito autoral. O autor continua sendo o único detentor do direito sobre sua obra. Participando do 10º Salão o autor apenas concorda e autoriza, caso ele conquiste uma medalha, que sua obra seja cunhada em NFT e assim permite a venda dele no mercado.


O comprador do NFT tem direito sobre a obra fotográfica?

Não. O comprador do NFT das obras do 10º Salão terão apenas o direito sobre o NFT cunhado sobre a imagem. O comprador não terá direito de usar a imagem comercialmente, apenas receberá uma versão impressa da mesma, em fine-art. Mas poderá revender o NFT no futuro, por qualquer valor, em qualquer marketplace de NFTs.


Caso seja revendido o NFT o autor ganha algo a mais?

Sim, o autor receberá royalties a cada revenda do NFT no mercado secundário, na mesma proporção de 50% do valor sobre a porcentagem de venda estipulada no blockchain (5% do valor comercializado no mercado secundário), em sua conta bancária, repassado pela Miintme.


Preciso ter uma carteira digital? 

Não, mas se quiser operar, vender ou comprar no futuro, ativos NFTs será bom já abrir sua carteira digital. O Time Técnico da Miintme poderá auxiliar no que for necessário para o autor ter uma carteira digital. 

 

 


Indique este site



 


Indique este site

 

 Afiliado a Confederação Brasileira de Fotografia

 


Fotoclube ABCclick

   2002-2022 ©.