Acesso Restrito
Código:
Senha:

Recuperar senha





Pesquisa







Pesquisa
Original
Menu 10ª Semana de Fotografia 6ª Semana de Fotografia 6ª Semana 2014 Programação Completa

6ª Semana de Fotografia de São Caetano do Sul
14 a 26 de Julho de 2014

Todos os eventos são gratuito. Censura Livre.

 

 

A Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul realiza a 6ª Semana de Fotografia de São Caetano do Sul, com a coordenação do Fotoclube ABCclick. Na edição deste ano, renomados profissionais estarão apresentando ao público da cidade suas mais recentes produções, contando suas experiências e novidades da área fotográfica.

 

Palestras

14/07 (segunda) – 19h30
Teatro Municipal Santos Dumont
José Roberto Comodo – Palestra: Direitos dos Fotógrafos

O fotógrafo e advogado Comodo vai contar sobre os mais recentes disputas sobre o Direito Autoral além de muitas dicas jurídicas e histórias recentes da luta pela defesa dos Direitos dos fotógrafos! 


José Roberto COMODO Filho, nasceu em 1968. Graduado e Pós-Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, começou a fotografar como uma fuga do estresse causado pela vida de advogado. Hoje, o fotógrafo COMODO especializou-se na fotografia de cenas urbanas e de retratos. É um fotógrafo documentarista que tem como grande característica das suas fotos uma composição cuidadosa e a percepção de momentos que escapam à maioria das pessoas. Entre um clique e outro advoga para renomados fotógrafos quando os direitos dos fotógrafos estão ameaçados.

Atenção: Comodo responderá inicialmente as perguntas previamentes enviadas para o email: fale.com@abcclick.com.br

 

Evento paralelo: Workshop "Imagens que Comunicam"
20/07/2014 - Consulte para saber mais informações

15/07 (terça) – 19h30
Teatro Municipal Santos Dumont
Midia Ninja - Tema: Fotojornalismo em Rede: A experiência da Mídia NINJA

A palestra contará com representantes da equipe de Fotojornalismo da Mídia NINJA, que é um grupo conhecido pelo ativismo sociopolítico, declarando ser uma alternativa à imprensa tradicional.

Mídia Ninja (sigla para Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação), é um grupo de mídia formado em 2011. Sua atuação é conhecida pelo ativismo sociopolítico, declarando ser uma alternativa à imprensa tradicional. O grupo tornou-se conhecido mundialmente na transmissão dos protestos no Brasil em 2013. As transmissões da Mídia Ninja são em fluxo de vídeo em tempo real, pela Internet, usando câmeras de celulares e uma unidade móvel montada em um carrinho de supermercado. A estrutura da Mídia Ninja é descentralizada e faz uso das redes sociais, especialmente o Facebook, na divulgação de notícias.

16/07 (quarta) – 19h30
Teatro Municipal Santos Dumont
Armando Vernaglia Jr – Palestra Tema: Linguagem de Vídeo e Movimentos de Câmera

Desde o aparecimento da função de gravação de vídeo nas câmeras fotográficas DSLR muitos fotógrafos resolveram adentrar no mundo do vídeo, mas algumas diferenças fundamentais devem ser pensadas nessa migração da fotografia estática para o registro do movimento, questões como a técnica e a velocidade de movimentação, a escolha de acessórios adequados e a linguagem do movimento devem ser consideradas, além da continuidade e da narrativa. Tudo isso será abordado na palestra demonstrativa com Armando Vernaglia Junior, fotógrafo e diretor de fotografia que irá mostrar as técnicas e pontos mais importantes que fotógrafos devem prestar atenção ao trabalhar com vídeo.

17/07 (quinta) – 19h30
Teatro Municipal Santos Dumont
Carla Durante – Palestra Tema: NewBorn

Carla Durante se formou em Comunicação Social / Publicidade e Propaganda pelo Instituto Metodista de Ensino Superior no ano 1987. Trabalhou desde então em áreas ligadas à criação e arte. Em 1992 entrou para a equipe do Departamento de Arte da TV Globo de São Paulo no cargo de editora de arte. Foram quase 20 anos nos quais criou e produziu diversos trabalhos de arte para telejornais como BDSP, SPTV, JH, JN, Fantástico, GRU, GE, entre outros. E, paralelo à tudo isso, desde o início de sua carreira, teve uma atividade que, apesar de ser hobby, sempre foi levada muito à sério: a fotografia. Participou de várias expedições fotográficas e colabora por quase 6 anos no curso do fotógrafo Gal Oppido no MAM (Museu de Arte Moderna) onde trabalham com experimentos com a luz. Em 2010 migrou para a área da fotografia, fazendo desta sua nova profissão. Carla Durante é fotógrafa autônoma e atua no segmento de retratos de família, ensaios com gestantes, recém-nascidos, bebês e crianças. É uma das 8 fundadoras da ABFRN (Assoc. Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos)

21/07 (segunda) – 19h30
Teatro Municipal Santos Dumont
Araquém Alcântara e Eder Chiodetto – Palestra Tema: Natureza e Curadoria

Celebrado como um dos precursores da fotografia ecológica no país, Araquém Alcântara já publicou mais de 47 livros e já ganhou mais de uma centenas de prêmios, entre eles seis internacionais, tendo ainda participado de diversas obras coletivas e realizado mais de meia centena de exposições individuais. Seu livro Terra Brasil (Editora DBA e, em seguida, Edições Melhoramentos, 1998) é o livro de fotografia brasileiro mais vendido de todos os tempos, tendo ultrapassado a marca dos 100 mil exemplares.


Estará no palco junto com Araquém, seu amigo Eder Chiodetto é mestre em Comunicação e Artes pela ECA/USP, jornalista, fotógrafo, curador independente e autor dos livros O Lugar do Escritor (Cosac Naify), Geração 00: A Nova Fotografia Brasileira (Edições Sesc), Curadoria em Fotografia: da pesquisa à exposição (Ateliê Fotô/Funarte), entre outros. É curador do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM-SP desde 2006. Realizou a curadoria de importantes mostras tais como Olhar e Fingir - Fotografias da Coleção Auer (MAM-SP, 2009); A Invenção de um Mundo - Acervo da Maison Europeénne de la Photographie (Itaú Cultural, 2009); Geração 00: A Nova Fotografia Brasileira (Sesc Belenzinho, 2011) e O Elogio da Vertigem: Coleção Itaú de Fotografia Brasileira (Maison Europeénne de la Photographie, Paris, 2012), entre outras. Desde 2011 Chiodetto coordena o Ateliê Fotô, espaço de encontro dos Grupos de Estudos e Criação em Fotografia.

22/07 (terça) – 19h30
Teatro Municipal Santos Dumont
Alexandre Urch – Palestra Tema: Street Photography


Alexandre Urch, fotógrafo paulistano, nascido em 1977, é formado em design gráfico e vencedor de diversos prêmios, onde se destacam o primeiro e segundo lugares da XVI Bienal Nacional de Arte Fotográfica em Cores, Concurso Canon Jornalistas em Foco, 1º lugar na categoria ensaio do 9º Concurso Fotográfico Leica-Fotografe, 8º Festival Internacional da Imagem Fotográfica em Atibaia, Prêmio Sesc Marc Ferrez, entre outros. Participou de diversas exposições coletivas e individuais pelo Brasil e no exterior. Seu trabalho é focado na fotografia autoral, onde se destaca a apropriação de imagens do cotidiano que buscam tornar o invisível e ordinário visível para todos.

23/07 (quarta) – 19h30
Teatro Municipal Santos Dumont
Celso Vick – Palestra Tema: Casamento, Fotografia, Futebol e Dinheiro

Celso Vick é fotógrafo profissional e atua há 25 anos no mercado de casamentos e eventos sociais. Já fotografou diversas festas de artistas e eventos empresariais de grandes marcas nacionais e internacionais.

Fotógrafo de casamentos e eventos sociais, Celso atua no mercado desde 1990. No começo de 1998, foi convidado a fazer parte de uma equipe que só fotografava festas de artistas. A partir de então, depois de ter reunido toda essa experiência, ficou bem mais fácil fotografar festas de casamento. Em 2001, começou a ministrar cursos de fotografia para fotógrafos profissionais, do ramo de eventos sociais. Em 2005, passou a dar cursos básicos de fotografia na prefeitura de São Bernardo do Campo, para a população da cidade. O currículo de Celso Vick inclui participação com suas imagens e premiação em diversos concursos fotográficos. Entre os que tiveram maior repercussão, destacam-se: XXI Bienal de Ribeirão Preto-SP; XV Salão Jauense de Arte Fotográfica, Foto Cine Club Bandeirante, III Salão Nacional de Fotografia de Sorocaba, XIII Bienal de Arte Fotográfica Cor, no Centro Cultural Vergueiro-SP e no clube Hebraica em São Paulo. Como fotografar festas é a sua especialidade, gosta de, em momentos que antecedem à cerimônia, registrar imagens das famílias dos noivos em belos retratos.

 
   

 

Oficinas

 
   
26/07 (sábado) – 09h00 às 17h00
Sala de Cursos – Estação Jovem – 30 vagas
Omar Matsumoto – Oficina: Fotojornalismo prático
Formado em jornalismo, optou pelo mundo das imagens. É o fotógrafo oficial do MASP (Museu de Arte de São Paulo). Têm trabalhos publicados nos jornais Diário de São Paulo, O Globo e Extra. Fotografou para o Hospital do Câncer, Pirelli, Texaco, GM do Brasil, SENAI-SP, Votorantin, ETNA e para as revistas Transporte Mundial, O2, VO2, BlueSkin, entre outras. Fez ainda catálogos de arte e participou de Exposição Coletiva em 2011: ¨Eu vi! Você viu? olhares e possibilidades da fotografia¨. É professor de fotografia, além de clicar atores e atrizes em seu estúdio.
26/07 (sábado) – 10h00 às 13h00
Labcênico – Estação Jovem – 10 vagas (pratica) - 50 ouvintes
Lionel Falcon – Oficina: Fotos de PETs
Há mais de 50 anos, Lionel Falcon escolheu a fotografia como profissão e paixão. Começou a história em Buenos Aires, Argentina, sua terra natal. Passou por praticamente todos os segmentos fotográficos, até que em meados dos anos 90, descobriu o encanto da fotografia pet. Veio ao Brasil, onde o mercado pet estava em expansão e seu trabalho foi descoberto pela mídia relacionada ao mundo animal, tendo suas imagens destacadas em cartões telefônicos, em produtos, convidado regularmente para exposições e eventos, inclusive em programas de televisão e mídia impressa. 
   

 


Indique este site



 


 


Indique este site

 

11/12/2018
24 visitantes on-line

 Afiliado a Confederação Brasileira de Fotografia

 


Fotoclube ABCclick

   2002-2018 ©.