Acesso Restrito
Código:
Senha:

Recuperar senha





Pesquisa







Pesquisa
Original
Menu 7º Salão e anteriores Regulamento

REGULAMENTO
7º Salão Nacional de Arte Fotográfica de
São Caetano do Sul

 

 

1 - O CONCURSO

1.1     O 7º Salão Nacional de Arte Fotográfica de São Caetano do Sul é uma realização do Fotoclube ABCclick, supervisionado pela Confederação Brasileira de Fotografia (CONFOTO) e tem o apoio da. Secretaria Municipal de Cultura de São Caetano do Sul.

1.2     Destina-se a estimular o interesse pela fotografia, em todas as suas formas. Tem caráter exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorteio nem vinculado à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço e terá as inscrições abertas para todo o território nacional, via Rede Mundial de Computadores (Internet), sem nenhum pagamento em sua inscrição.

 

2 - PARTICIPAÇÃO

2.1     O Concurso é aberto a fotógrafos profissionais e amadores, incluindo estudantes e público em geral brasileiros e estrangeiros radicados no Brasil, sem limite de idade, sócios de fotoclubes afiliados da Confederação Brasileira de Fotografia ou a outras entidades, ou sem nenhuma filiação.

2.2     A participação no presente concurso caracteriza por si só a aceitação de todos os termos e condições deste regulamento.

 

3 - CATEGORIA E TEMA

3.1     Serão aceitas inscrições para duas categorias no 7º Salão Nacional de Arte Fotográfica de São Caetano do Sul:

3.1.A      Fotógrafo Afiliado (sócios) de Fotoclubes Brasileiros afiliados à Confoto (Confederação Brasileira de Fotografia).

3.1.B      Fotógrafo Não Afiliado, mesmo sendo profissionais. Fotógrafo amador sem afiliação, estudante e público em geral.

3.2     Em ambas as categorias o tema é Livre.

3.3     Serão aceitas apenas fotografias em P&B (preto e branco), que são assim definidas: imagens em escala tonal de cor (monocromáticas) indo do branco puro ao preto profundo.

3.4     Não aceitas fotografias em tonalidade de qualquer cor, como o padrão sépia, por exemplo. Em caso de dúvidas, a comissão organizadora verificará se são imagens monocromáticas pelo histrograma de cores do arquivo fotográfico.

3.5     As fotografias podem ser realizadas de forma digital ou em filme. Ajustes digitais são permitidos, como alteração de brilho, contraste, densidade, gama e outros. Manipulações digitais complexas podem ser apresentadas, mas ficará a critério do Júri Técnico a aceitação ou não da composição artística apresentada como arte fotográfica.

3.6     Não serão aceitas fotografias com inserção de nome do autor na imagem, ou marca d’água, ou logotipo/logomarca, ou qualquer tipo de inserção posterior que identifique o autor, estúdio, empresa ou qualquer outro registro.

3.7     A organização, a seu critério, se reserva ao direito de recusar fotos que contenham imagens obscenas e/ou pornográficas, que façam apologia à pedofilia, ao crime, ao uso e defesa de drogas, ao racismo, ao nazi-facismo e qualquer forma de discriminação étnica, sexual ou religiosa, difamação, ofensa ou calúnia, enfim, tudo aquilo que contrarie à legislação vigente, e que não atende ao tema.

3.8     As decisões da Comissão Organizadora serão soberanas e irrecorríveis.

 

4 – INSCRIÇÃO E ESPECIFICAÇÕES

4.1.       A inscrição será totalmente gratuita e cada participante poderá concorrer com até 4 (quatro) fotografias, independente da categoria, unicamente pela Internet.

4.2.       As inscrições serão aceitas exclusivamente pelo site do Fotoclube ABCclick, em página específica para esse fim, na URL: www.abcclick.com.br/7salao

4.3.       Os arquivos deverão ser em formato exclusivamente JPG - RGB, de tamanho de arquivamento máximo de 5 MB (megabyte).

4.4.       Devido aos diversos formatos de sensores digitais ou recortes pós-processados, as imagens devem ter no mínimo 3000 pixels (em seu lado maior), e o lado menor proporcional ao formato original ou ao corte que o fotógrafo idealizou. Arquivos em formato menor não serão aceitos pelo sistema de inscrição ou serão desclassificados pela Organização.

4.5.       A responsabilidade de utilização de imagens de todo ou qualquer bem de titularidade de terceiros, protegido pela legislação de direitos autorais, cabe inteira e exclusivamente aos fotógrafos participantes e deverá responder por eventuais utilizações indevidas da foto que inscreveu, não cabendo ao Fotoclube ABCclick, ou à Confederação Brasileira de Fotografia, ou à Prefeitura de São Caetano do Sul, ou às entidades e empresas apoiadoras, nenhuma responsabilidade, tampouco indenização, em virtude do envio das fotos ou de sua utilização.

4.6.       O participante declara que é autor da(s) imagem(ns) enviada(s) para este concurso respondendo penal e civilmente por esta informação, isentando a comissão organizadora, seus apoiadores e patrocinadores de qualquer responsabilidade.

4.7.       O autor da foto se responsabiliza em ter em seu poder o respectivo documento que autoriza o uso do Direito de Imagem de pessoas retratadas em close ou destaque, quando as mesmas possam ser identificadas. Cenas em ambiente público, com diversas pessoas, sem destaque a alguma, podem ser inscritas, já que não caracterizam um foco determinado.

4.8.       Os autores, ao enviar as fotos para o julgamento popular autorizam a utilização de suas imagens na exposição do 7º Salão Nacional de Arte Fotográfica de São Caetano do Sul, a ser realizado inicialmente na Sala da Luz, no Núcleo de Fotografia da Secretaria Municipal de Cultura e nos demais locais que porventura venham a acontecer, além da divulgação de suas obras na mídia, sites dos organizadores e apoiadores, catálogos digitais e impressos, referentes à este Salão e demais que venham ocorrer, bem como nas divulgações do Fotoclube Organizador.

 

5 – VOTAÇÃO POPULAR e JÚRI TÉCNICO

5.1.    Todas as fotos inscritas serão expostas para Votação Popular, em um sistema próprio para esse fim, pela internet. O princípio do sistema é apresentar 4 fotos ao mesmo tempo, fazendo com que cada pessoa inscrita para votar tenha que escolher uma ou duas fotos do conjunto, não podendo pular etapas, ou seja, não poderá apenas votar em fotos pré-determinadas. A apresentação das fotos é feita aleatoriamente pelo sistema.

5.2.    O participante que inscrever suas fotos não poderá votar em suas próprias imagens, já que o programa se encarrega de não mostrá-las quando ele se identifica para o sistema.

5.3.    Na votação popular as fotos não serão separadas por categorias. Todas concorrerão juntas, sendo exibidas aleatoriamente pelo sistema de votação.

5.4.    Serão selecionadas nessa etapa 220 (duzentas e vinte) fotos melhores classificadas pelo público na votação popular pela internet, que serão automaticamente direcionadas para a etapa do Júri Técnico.

5.5.    Em caso de empate na classificação, o dia e horário da inscrição é a única forma de desempate. A foto inscrita primeiro será a melhor classificada.

5.6.    O Júri Técnico será composto por representantes de Fotoclubes afiliados à Confoto, cujo presidente receberá uma senha própria para acessar o sistema e selecionar as melhores imagens nessa etapa.

5.7.    Cada Fotoclube será responsável por definir como será composto o seu julgamento, se será realizado pelo presidente, pela diretoria executiva, por uma comissão ou realizado em uma assembleia.

5.8.    Os funcionários públicos da Secretaria Municipal de Cultura, integrantes da Confoto e todos os sócios e familiares do Fotoclube ABCclick poderão inscrever suas fotos no Salão e votar no Júri Popular, entretanto não poderão atuar e participar na etapa do Júri Técnico.

5.9.    Cada Fotoclube, na etapa do Júri Técnico, não poderá votar nas fotos inscritas de seus afiliados. O sistema encarregará de separar as fotos.

5.10. Em caso de empate na classificação final, a posição na fase de Votação Popular é a única forma de desempate.

5.11. As melhores 60 (sessenta) fotografias independentes da Categoria farão parte da Exposição Fotográfica do 7º Salão Nacional de Arte Fotográfica de São Caetano do Sul. As pontuações das melhores fotos serão apresentadas no site do Fotoclube ABCclick em até 10 dias após da premiação.

 

6 – PREMIAÇÃO

6.1.       Serão premiadas com Medalhas as fotos classificadas em 1º, 2º e 3º lugares (Medalha de Ouro, Prata e Bronze), sem distinção de categoria. As obras classificadas do 4º ao 10º lugares receberão Medalhas de Honra ao Mérito, e todos os participantes selecionados receberão “Certificados de Foto Selecionada” e medalhas, sem distinção de categoria.

6.2.       Os três (3) primeiros fotoclubes classificados pela soma dos pontos recebidos pelos seus respectivos associados participantes, receberão certificados concedidos pelo Fotoclube ABCclick. Em caso de empate, o critério de desempate será o Fotoclube que tiver a foto de seu associado na classificação mais alta.

6.3.       Os classificados também poderão receber os prêmios concedidos por empresas apoiadoras do concurso, a ser divulgado futuramente, até antes do início do julgamento técnico.

 

7 – DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1.       O participante aceita implicitamente, no ato da inscrição, todas as disposições deste regulamento.

7.2.       As fotos inscritas e selecionadas pela votação do Júri Técnico serão ampliadas para a exposição e poderão ser doadas ao acervo da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul e também poderão ser expostas a qualquer momento, em futuras exposições da Fundação, sem fins lucrativos, sempre citando nome do autor.

7.3.       Todos os arquivos digitais serão apagados ao final do Salão, exceto os selecionados pela votação do Júri Técnico, que serão utilizados para as ampliações fotográficas e divulgações futuras.

7.4.       A Organização reserva para si o direito de utilização das imagens para fins promocionais ou institucionais de novos concursos fotográficos do Fotoclube ABCclick, sem ônus ou pagamento ao autor, mas sempre citando sua autoria.

7.5.       A Organização não se responsabiliza por problemas técnicos que impeçam que a fotografia seja inscrita corretamente. Caso a Organização observe essa ocorrência entrará em contato pelo email de cadastro para avisar o participante.

7.6.       A Organização não se responsabiliza por inscrições perdidas, atrasadas, enviadas erroneamente, incompletas, incorretas, inválidas ou imprecisas, nem por problemas, falhas ou mau funcionamento técnico do meio de comunicação utilizado para o envio. Nestes casos, não caberá qualquer tipo de reclamação, notificação, extrajudicial ou judicial, ou ação contra as Instituições Organizadoras.

7.7.       O sistema de votação poderá ser melhorado e aperfeiçoado durante o processo, visando corrigir erros de transmissão imprecisa, de inscrições ou falhas em recebê-las, congestionamento na internet ou no site ligado ao Salão, vírus, falha de programação (bugs) e navegadores ou violação por terceiros (hackers).

7.8.       A Organização esclarece que, por ser uma votação popular, pela rede mundial de computadores, as imagens, em média resolução, serão disponibilizadas para votação, ficando disponíveis para donwload, independente da vontade da Organização. Sendo assim, o participante reconhece que sua obra ficará sujeita a cópias não autorizadas expressamente pelos participantes do concurso, mas sempre em resolução mediana e nunca na resolução total do arquivo enviado.

7.9.       Os casos omissos relativos ao presente regulamento serão resolvidos pelo Fotoclube ABCclick.


Indique este site



7º Salão Nacional de Arte Fotográfica de São Caetano do Sul 

 

Apoio:

 

 

Apoio:

 

 

Supervisão:



Realização:


Indique este site

 

15/12/2018
38 visitantes on-line

 Afiliado a Confederação Brasileira de Fotografia

 


Fotoclube ABCclick

   2002-2018 ©.