Acesso Restrito
Código:
Senha:

Recuperar senha





Pesquisa







Pesquisa
Original
Menu 10ª Semana de Fotografia 1ª Semana de Fotografia Paulo Rossi: Violação do Direito Autoral

Tema: Direito Autoral e indenizações

Palestrante: Dr. Paulo Visani Rossi - Especialista em Direito Autoral

Dr. Paulo V. Rossi falará sobre o direito autoral relacionado às ações de indenização por dano moral e patrimonial por conta dessas violações, um assunto que todo fotógrafo deveria saber.


Direito Autoral e Indenizações

Varios assuntos serão abordados nessa palestras sobre Direito Autoral, mas o Dr. Paulo Rossi esclarece que os casos mais comuns de infração aos direitos autorais do fotógrafo, são além da utilização da obra por prazo superior do contratado, há também o seu uso indevidamente em outras mídias que não as estabelecidas inicialmente. Muitas empresas se apropriam do trabalho do fotógrafo e o veiculam em mídias além do que foi previamente contratado pelas partes.

Um exemplo clássico: o fotógrafo vende uma foto de sua autoria para que a empresa contratante promova determinada campanha publicitária, mas estabelece que essa foto deverá ser usada exclusivamente na internet. A empresa contratante, de forma indevida, usa essa mesma fotografia em outros veículos de comunicação, como material de ponto de venda, impressos e/ou outras. Ou seja, a empresa paga por uma mídia e veicula o trabalho do fotógrafo em outras, sem que o profissional contratado receba por isso.

Mas vale a pena entrar com medidas judiciais?
Antes de uma ação judicial, recomenda-se a tentativa de um acordo entre as partes. Muitas vezes, as empresas nem se dão conta de que houve violação aos direitos autorais do fotógrafo. Mas isso não as desobriga de indenizar o criador do trabalho. O que pode ocorrer, é que a empresa tomando conhecimento do evento, realize um bom acordo com o fotógrafo e podendo isso ser suficiente para as partes. Caso contrário, em não havendo o acordo, a ação de indenização é o meio mais adequado e eficaz para que o fotógrafo veja seu trabalho respeitado pelo contratante que irá indenizar-lhe pela violação.

Assista a palestra e saiba muito mais sobre esse assunto primordial para qualquer fotógrafo.


Para assistir a gravação, pela Internet, compre pela NetSalas, clicando aqui. Toda a Semana de Fotografia (4 palestras) por R$ 44,00. Parte do valor será revertido ao Fotoclube ABCclick.

APOIO:

abcclick Net Salas Manual Digital Nikon
Estação Jovem Coordenadoria municipal da juventude Secretaria de cultura de São Caetano do Sul Prefeitura de São Caetano do Sul


Indique este site

 

11/12/2018
47 visitantes on-line

 Afiliado a Confederação Brasileira de Fotografia

 


Fotoclube ABCclick

   2002-2018 ©.